Perdi meu passaporte na viagem. E agora ?

Viajar é sempre uma alegria, mas isso não garante que você não terá algum perrengues durante a viagem. Já imaginou está no meio de uma viagem internacional e perder seu passaporte ? Tenho certeza que o desespero vai bater rápido.

O passaporte é o documento oficial para entrar e sair de outros países. Mesmo você tendo outros documentos como RG e Carteira de Motorista, as autoiridades estrangeiras vão solicitar seu passaporte para fazer Check-in, confirmar sua reserva no hotel e até mesmo permitir o seu retorno ao país de origem.

Então já anota as dicas de como resolver esse perrengue.

Você precisa fazer 3 coisas:

1. Vá até a delegacia mais próxima para fazer o Boletim de Ocorrência – BO.

O Boletim de Ocorrência é necessário para iniciar o processo de autorização de retorno ao Brasil ou pedir um novo passaporte, se for o caso.

2. Procure uma embaixada ou consulado do Brasil no país em que você está.

A Rede Consular brasileira é uma das maiores do mundo. Consiste em um conjunto de Embaixadas, Consulados e Vice-Consulados, que podem ser acionados por cidadãos brasileiros que estejam precisando de assistência no exterior. [Fonte: consular.itamaraty.gov.br]

3. Para voltar ao Brasil você precisa solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil – ARB.

O Documento de Retorno ao Brasil fica pronto em até 10 dias. Mas, dependendo da urgência ele pode ser feito no mesmo dia. Esse documento só pode ser usado uma vez, e ficará com a autoridade migratória. Caso o seu voo tenha escala ou conexões será descrito no documento.

Caso você queira continuar viagem será necessário esperar um novo passaporte.

*Vale ressaltar que essas orientações e prazos podem mudar e estão sempre sujeitos às condições das autoridades locais. Consulte sempre o Itamaraty.

O Itamaraty recomenda aos cidadãos brasileiros tenham em mãos durante a viagem o número e endereço de contato da Embaixada e/ou do Consulado do país que esteja visitando.

Representações do Brasil no mundo | Fonte: Itamaraty

A assistência consular é um direito reconhecido por tratados internacionais, e o cidadão brasileiro deve sempre exigir das autoridades locais a oportunidade de comunicar-se com Representação Diplomática de seu país. [Fonte: consular.itamaraty.gov.br]

Se você quiser saber mais sobre quais países o Brasil tem consulado ou embaixada veja no Link abaixo: <http://antigoportalconsular.itamaraty.gov.br/representacoes-do-brasil-no-mundo>

Para tirar um novo passaporte você precisará ir até uma embaixada ou consulado, com os documentos pessoais e o Boletim de Ocorrência. Após a análise da sua situação, o órgão brasileiro poderá dar entrada no pedido de um novo passaporte.

Você pode solicitar um novo passaporte no exterior atraves do link PASSAPORTE NO EXTERIOR

Outros cuidados com o passaporte recomendado pelo Itamaraty

  • Guarde seu passaporte em lugar seguro;
  • Evite deixá-lo no cofre do seu hotel;
  • Tenha sempre uma cópia dele na sua mala ou no seu email, além dos documentos normais como RG ou Carteira de Motorista;
  • Leve sempre uma cópia autenticada dos documentos caso seja necessário emitir uma autorização de retorno o Brasil ou um novo passaporte;
  • Preencha os dados pessoais do seu passaporte caso alguém encontre.
Passaporte

Agora que você sabe o que fazer em caso de roubo ou perda do seu passaporte, leve sempre o endereço e o telefone da embaixada do país que você vai visitar e fique atento aos cuidados com seu documento.

Leia mais sobre passaporte

E aí, resolveu viajar? Comece resolvendo sua viagem aqui no BLOG!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM | SEGUROS | HOSPEDAGEM | PASSEIOS | ALUGUEL DE CARRO

Encontre a hospedagem perfeita para sua próxima viagem com preço acessível. Usando o nosso parceiro BOOKING, você pode comparar preços de diversos tipos de hospedagem no Brasil e no mundo. A plataforma oferece diversas opções com cancelamento gratuito o que é ótima para nós viajantes. Faça sua reserva pelo link do nosso blog e não pague nada a mais por isso.

Tenha mais flexibilidade nas suas viagens, faça uma cotação comparando preços em vários destinos. O nosso parceiro RENTCARDs te ajuda a encontrar o melhor carro e os melhores preços de forma rápida e simples. Você pode dividir em até 12x no cartão de crédito. Use o link do nosso Blog e não pague nada a mais por isso.

Para viajar mais tranquila não esqueça de contratar seu SEGURO-VIAGEM. Fazendo sua cotação pelo nosso parceiro Seguros Promo você garante os melhores preços. Você pode pagar usando o cartão de crédito. Lembre-se, nunca se sabe quando vamos precisar de assistência médica durante uma viagem. Por isso, não deixe de contratar o seu. Usando o link do nosso blog você não paga nada a mais por isso.

Reservando pelo link do blog DEJA POR AI você nos ajuda a ganhar uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Se tiver dúvidas sobre como planejar sua viagem tem um artigo aqui no blog APRENDA A PLANEJAR SUA VIAGEM DOS SONHOS

E lembre-se, siga sempre seu coração, com certeza ele te levará ao aeroporto mais próximo 😘

Leia mais sobre viagem

Marina Dejanira Freitas

Marina Dejanira Freitas

Olá, sou Marina, brasiliense, apaixonada por viagem, trilhas, cachoeiras e viciada em séries policiais. Aqui no blog eu compartilho dicas de viagem para te motivar e te ajudar a conhecer o mundo também! Aproveite as dicas e roteiros e se joga no mundo. Me segue lá no insta @dejaporai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress