Salar de Uyuni: Conheça o maior deserto de sal do mundo

A Bolívia é um país muito bonito. Simples, mais cheio de surpresas boas. Mas, o que me deixou encantada foi conhecer o maior deserto de sal do mundo. O Salar do Uyuni é sem dúvida uma experiência incrível, mais de 10 mil quilômetros quadrados e localizado a cerca de 3500 metros de altitude.

O lugar é rústico mas, tranquilo para conhecer, tirando a altitude. É normal passar mal por conta da diferença. O lugar é tão lindo que não precisa de filtro, as fotos talvez não consigam descrever a beleza do lugar, só indo mesmo para apreciar o nascer do sol.

Na fronteira do Chile com a Bolívia

A expedição começa com o motorista da agência passando para te buscar no hostel/hotel entre 05h00 e 06h00 da manhã para te deixar na fronteira entre o Chile e a Bolívia. Chegando lá já tem o motorista que vai ficar com o seu grupo durante os 4 dias de expedição. Uma passagem rápida pela imigração da Bolívia e o passeio pelo deserto começa.

Qual a melhor época para conhecer o Salar do Uyuni ?

De modo geral o Salar pode ser visitado em qualquer época do ano. Eu evitaria os meses de janeiro e fevereiro, pois costuma ser um período de chuvas intensas por lá, o que pode prejudicar sua viagem.  

Quanto tempo ficar no Salar do Uyuni ?

Geralmente as expedições são de 3 ou 4 dias. Eu fiz de quatro dias. Geralmente você faz o trajeto em 3 dias e usa o 4 para voltar para o Deserto do Atacama, se o seu passeio foi saindo do Chile como eu.

Quanto custa a expedição pro Salar do Uyuni ?

PasseioValor
Expedição Salar do Uyuni 4 diasR$700,00
Custo do passeio/Referência (Março/2019)

Quando o Salar do Uyuni fica alagado?

Geralmente os meses de fevereiro e março são os melhores meses já que a época de chuvas no Salar acontecem de janeiro até início de março. Eu fui em março e consegui pegar o Salar espelhado.

O que está incluído no tour?

A expedição inclui as três refeições principais, café, almoço e jantar.

O que não está incluído no tour?

  • A entrada na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa 150 (bolivianos) e 30 bol para entrar na Ilha Incahuasi.
  • Uso do banheiro durante o trajeto até o Salar do Uyuni (+ou- 10 bolivianos).
  • Dependendo da sua agência você também pode ter que pagar o banho quente.

Devo levar comida?

Se você for como eu, que tem uma certa dificuldade para comer coisas desconhecidas, é bom levar uns lanches para comer durante o trajeto, já que de uma refeição para outra tem uma distância grande. Então é sempre bom levar: salgadinhos, biscoitos, snacks e barra de cereal. Ajuda bastante enquanto as refeições não são servidas, ou até mesmo se você não conseguir comer o que foi oferecido.

Por que é obrigatório levar água ?

A Bolívia não possui tratamento de água igual no Brasil, então não é recomendável que você beba água da torneira e nem do chuveiro. Por isso, chegando no seu ponto de encontro é bom comprar pelo menos 6 litros de água por pessoa.

Durante a travessia tem internet ?

Não. Só conseguimos um 3g quando chegamos na cidade de Uyuni, durante toda a travessia era raro ter uma sinal de internet. Por um lado é muito bom, você se desconecta de tudo e aproveita o máximo a experiência.

Como é a hospedagem durante a expedição ?

Os alojamentos são simples, mas limpos e confortáveis. Depois de ficar o dia quase todo dentro de um 4 x4 você só vai querer um banho e uma cama. Os banheiros são coletivos, mas nada que atrapalhe a viagem. Os alojamentos são separados por grupos, a galera que vai com você no 4 x4 vai dormir no mesmo alojamento.

Quanto de dinheiro devo levar para o Salar do Uyuni ?

O recomendado é levar no mínimo 300 bolivianos (referência março/2019) para pagar algumas coisas que precise durante sua estadia.

O que conhecer no Salar do Uyuni ?

Hotel de Sal
Laguna Colorada
Laguna Colorada
Laguna Negra
Salar de Uyuni, laguna negra
Árbol de Piedra
Praça das Bandeiras
Salar de Uyuni, praça das bandeiras
Praça das Bandeiras
Deserto de Dalí
Deserto de Dalí

Apreciar o nascer do sol no Salar é sem dúvida é uma experiência incrível. Nenhuma câmera é capaz de mostrar 100% da beleza do lugar.

Nascer do sol no Salar do Uyuni

Se prepare para acordar bem cedo, mas garanto que você não vai se arrepender o espetáculo do nascer do sol é lindo.

nascer do sol
Salar de Uyuni, nascer do sol

O maior deserto de sal do mundo

Eu preciso de um seguro viagem ?

Sim. Eu acredito que seja um item essencial já que você vai pro meio do nada. A região é bem pobre, e eu não vi nenhum hospital durante toda a travessia. Em caso de problemas você pode acionar o seguro e eles vão até você.

Leia também sobre Seguro Viagem

Deserto de Sal

Informações Importantes

  • Leve papel higiênico na sua mochila de ataque, você vai precisar;
  • Leve protetor solar, o sol é intenso por lá;
  • Beba muita água ;
  • Óculos de sol ;
  • Protetor Solar;
  • Jaqueta corta vento;
  •  Remédios em geral para dor de cabeça, dor muscular, enjoo, febre etc. É super normal ter um mal estar por causa da altitude.
  • Se você for no verão leve roupa de frio, o deserto venta muito e na fronteira de manhã faz um frio surreal.

É um bom lugar para viajar sozinha?

Sim. A expedição é super tranquila nesse quesito. Me senti super segura nos dias que estive por lá. Como você vai em grupo, acaba fazendo amizade e tudo fica mais simples.

Leia também sobre viajar sozinha

Dica de segurança: Tenha sempre com você ou no seu email: cópia do passaporte, cartões de crédito, seguro da viagem, os comprovantes das suas reservas. Em caso de roubo, perda de documentos ou de sua bolsa, você terá uma cópia para fazer um boletim de ocorrência e pode cancelar ou bloquear os cartões.

E aí, resolveu viajar? Comece resolvendo sua viagem aqui no BLOG!

PLANEJAMENTO DE VIAGEM | SEGUROS | HOSPEDAGEM | PASSEIOS | ALUGUEL DE CARRO

Encontre a hospedagem perfeita para sua próxima viagem com preço acessível. Usando o nosso parceiro BOOKING, você pode comparar preços de diversos tipos de hospedagem no Brasil e no mundo. A plataforma oferece diversas opções com cancelamento gratuito o que é ótima para nós viajantes. Faça sua reserva pelo link do nosso blog e não pague nada a mais por isso.

Tenha mais flexibilidade nas suas viagens, faça uma cotação comparando preços em vários destinos. O nosso parceiro RENTCARDs te ajuda a encontrar o melhor carro e os melhores preços de forma rápida e simples. Você pode dividir em até 12x no cartão de crédito. Use o link do nosso Blog e não pague nada a mais por isso.

Para viajar mais tranquila não esqueça de contratar seu SEGURO-VIAGEM. Fazendo sua cotação pelo nosso parceiro Seguros Promo você garante os melhores preços. Você pode pagar usando o cartão de crédito. Lembre-se, nunca se sabe quando vamos precisar de assistência médica durante uma viagem. Por isso, não deixe de contratar o seu. Usando o link do nosso blog você não paga nada a mais por isso.

Reservando pelo link do blog DEJA POR AI você nos ajuda a ganhar uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Se você já conhece o Maior Deserto de Sal do Mundo me conta aqui nos comentários vou adorar saber.

E lembre-se, siga sempre seu coração, com certeza ele te levará ao aeroporto mais próximo 😘

Até o próximo post

Leia também sobre viagem

Marina Dejanira Freitas

Marina Dejanira Freitas

Olá, sou Marina, brasiliense, apaixonada por viagem, trilhas, cachoeiras e viciada em séries policiais. Aqui no blog eu compartilho dicas de viagem para te motivar e te ajudar a conhecer o mundo também! Aproveite as dicas e roteiros e se joga no mundo. Me segue lá no insta @dejaporai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress