O que fazer em Porto Seguro, Bahia

Sobre Porto Seguro

Porto Seguro é um daqueles destinos que você se apaixona logo de cara quando chega. A cidade é repleta de praias lindas, vários pontos turísticos históricos, e uma vida noturna bem agitada.

Sem falar nos bons restaurantes, e a culinária baiana cheia de diversidade. Lá você também encontra muitas opções de lojas e artesanatos para fazer aquelas comprinhas que a gente adora, né?

Além disso, Porto Seguro serve de cidade base para conhecer outros destinos como: Arraial D’ajuda, Caraíva, Trancoso, Santa Cruz Cabrália e Santo André.

Nesse post, compartilho a minha experiência e tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua viagem para Porto Seguro, com segurança e economia.

Como chegar a Porto Seguro?

Você tem várias opções de como chegar a Porto Seguro. Seja de carro, avião ou ônibus, a cidade possui estrutura para receber turistas de todas as regiões do Brasil.

De Carro

Porto Seguro é acessível por rodovias bem conservadas. A BR-101 é uma das principais estradas que conecta a cidade a outras regiões do país. Se você estiver vindo de cidades mais próximas, como Salvador, a BR-367 é uma ótima opção.

Distância das cidades turísticas próximas de Porto Seguro

Se você quiser saber a distância de Porto Seguro e outras cidades vizinhas para incluir no seu roteiro como: Caraíva, Arraial D’ajuda, Trancoso e Salvador, use o site https://www.rome2rio.com/pt/

Cidades   Distância
Arraial D’ajuda x Caraíva711,1 km
Porto Seguro x Trancoso27,9 km
Porto Seguro contra Itacaré382,6 km
Distância entre as cidades de Porto Seguro – BA

💡 Economize ao máximo ao alugar seu carro fazendo sua reserva com a Rentcars Como parceira do blog, a empresa trabalha com as melhores locadoras do mundo, oferecendo parcelamento, condições exclusivas e até garantia do melhor preço. RESERVE AQUI

De Ônibus

Se você optar por viajar de ônibus esse trajeto é oferecido por várias empresas de ônibus como: Águia Branca. As principais rodoviárias da região estão localizadas em Porto Seguro e Eunápolis. Se você pode viajar mais devagar, ir de ônibus é uma boa opção. Já que os preços são acessíveis e os ônibus confortáveis. Algumas empresas oferecem ônibus leito, proporcionando maior comodidade para viagens mais longas.

De Avião

O Aeroporto Internacional de Porto Seguro (BPS) é a porta de entrada para região de Porto Seguro, e a forma mais rápida de chegar ao seu destino. O aeroporto recebe voos regulares de diversas cidades do Brasil, principalmente durante a alta temporada.

Ao desembarcar, na cidade você consegue se deslocar com facilidade até o centro. Independentemente do meio de transporte que você escolher, é importante observar o tempo de deslocamento.

Se você tem pouco tempo, o ideal seria ir de avião. Agora se você pretende viajar com calma, o carro e o ônibus podem ser uma boa escolha.

Qual a melhor época para conhecer Porto Seguro?

Porto Seguro, fica localizada no nordeste do Brasil, possui um clima tropical que se divide entre as estações seca e chuvosa. Para escolher a melhor época da sua viagem é necessário considerar algumas informações:

Na estação Seca (De setembro a fevereiro): Durante os meses de setembro a fevereiro, a estação seca traz dias ensolarados, temperaturas agradáveis e poucas chuvas. As praias estão em seu auge, proporcionando condições ideais para atividades como mergulho, snorkel e banhos de sol.

Então, se você gosta de sol, o mês de março é uma boa opção. Além de ser fora da alta temporada.

Réveillon e Carnaval: Porto Seguro é um destino popular para festas de Réveillon e Carnaval. Durante esses períodos, a cidade ganha vida com festivais, desfiles e celebrações.

No entanto, é importante reservar acomodações com antecedência, pois essas épocas podem atrair muitos visitantes.

Estação Chuvosa (De abril a agosto):

Embora a estação chuvosa traga chuvas mais frequentes, ainda é possível aproveitar sua viagem para Porto Seguro, pois as chuvas costumam ser curtas.

Além disso, esta é a temporada em que a vegetação está mais exuberante, proporcionando uma paisagem ainda mais verde e vibrante. Eu fui em agosto e peguei alguns dias de chuva, mas nada que atrapalhasse muito a viagem. Se você não gosta de multidões, evitar a alta temporada é o mais indicado.

Na baixa temporada você vai garantir uma experiência mais tranquila e econômica. Em resumo, a melhor época para viajar para Porto Seguro dependerá das preferências pessoais em relação ao clima.

Previsão do Tempo  Meses do ano
Meses com mais chuvas:novembro, dezembro, março e abril
Meses mais quentes:janeiro, fevereiro e março  
Meses com menos chuvas:agosto e setembro
Tempo de acordo com o mês do ano

Lembre-se que em qualquer época do ano, pode chover em Porto Seguro. Mas nada que te impeça de viajar. O nordeste é quente o ano todo. Agora se você é do tipo viajante econômico, opte pelos meses de abril, maio e setembro.

Confira aqui o tempo em Porto Seguro antes da sua viagem!

Quantos dias ficar em Porto Seguro

Eu sou do tipo de pessoa que viaja os dias que tiver disponível. Eu diria que 7 dias são suficientes para você conhecer grande parte de Porto Seguro, e cidades turísticas próximas.

Mas se você não tem esse tempo disponível é possível encaixar menos dias na sua viagem, vai depender muito do que você quer fazer por lá.

O que fazer em Arraial D’ajuda em 7 dias

  • DIA 1: Chegada a Porto Seguro + Passarela do descobrimento
  • DIA 2: Praia de Taperapuã
  • DIA 3: Dia todo em Arraial D’ajuda: Rua Mucugê + Mirante das Fitas + Praia do Mucugê
  • DIA 4: Eco Park Arraial D’Ajuda ou Praia do Mutá
  • DIA 5: Passeio para Praia do Espelho e o quadrado de Trancoso
  • DIA 6: Bate-volta para Caraíva
  • DIA 7: Manhã livre e retorno para casa.

Roteiro de 5 dias em Porto Seguro

  • DIA 1: Chegada a Porto Seguro + Passarela do descobrimento
  • DIA 2: Praia de Taperapuã
  • DIA 3: Dia todo em Arraial D’ajuda: Rua Mucugê + Mirante das Fitas + Praia do Mucugê
  • DIA 4: DIA 5: Passeio para Praia do Espelho e o quadrado de Trancoso ou Praia do Mutá
  • DIA 5: Manhã livre e retorno para casa.

O que fazer em Porto Seguro: Melhores passeios e atrações

Porto Seguro, é muito conhecida por suas praias paradisíacas e rica história, A cidade oferece uma grande variedade de passeios para todos os gostos.

Aqui estão melhores passeios para aproveitar ao máximo sua viagem pela cidade baiana:

Conheça a Praia do Espelho em Trancoso

A Praia do Espelho é uma joia escondida, famosa por suas águas cristalinas e falésias impressionantes. Um passeio de dia inteiro permite explorar suas piscinas naturais, praticar snorkeling e desfrutar de uma atmosfera tranquila e paradisíaca.

O que fazer em Porto Seguro, praia de trancoso
Praia do espelho – Trancoso – Bahia – Brasil © Deja Por Ai

Além disso, a praia é cheia de restantes com ótimas estruturas. Como bares, restaurantes, espreguiçadeiras e guarda-sol.

Não deixe de visitar o Quadrado, um centro histórico colorido e cheio de charme.

Caminhe pelo Centro Histórico de Porto Seguro

O centro histórico é a Igreja Nossa Senhora da Pena e conheça o Marco do Descobrimento, que marca o local do desembarque dos portugueses no Brasil. Lá você também vai encontrar o farol, com uma linda vista de fundo do mar.

O farol foi inaugurado no século XX. Rodeado por fitas coloridas e com uma praia linda ao fundo, o farol possui aproximadamente 12 metros de altura.

Centro Histórico de Porto Seguro – Bahia – Brasil © Deja Por Ai

Ande pela Passarela do Descobrimento (Passarela do álcool)

À noite, a Passarela do Descobrimento ganha vida com lojas, restaurantes e apresentações culturais. É o lugar ideal para provar a culinária local, comprar artesanato e conhecer um pouco da energia da cidade. O lugar é bastante movimentado e foi revitalizado recentemente.

Passarela do álcool – Porto Seguro – Bahia – Brasil © Deja Por Ai

Para que gosta de beber e escutar música ao vivo é uma boa opção. Mas não se preocupe, se você não bebe lá você vai encontrar várias opções de comidas e restaurantes.

Conheça o Recife de Fora

Faça um passeio de barco até o Recife de Fora durante a maré baixa para explorar os impressionantes recifes de corais. Ideal para mergulho com snorkel, oferece uma oportunidade única de observar a vida marinha.

Durante a maré baixa, é possível observar uma grande variedade de peixes coloridos e outros organismos marinhos.

Arraial D’Ajuda

Faça uma curta travessia de balsa até Arraial D’Ajuda, uma charmosa vila com ruas de paralelepípedos, lojas encantadoras e praias tranquilas. Arraial encanta por ser tranquila e, ao mesmo tempo, muito movimentada.

O que fazer em Porto Seguro, arraial d'ajuda
Arraial D’ajuda – Porto Seguro – Bahia – Brasil © Deja Por Ai

Você pode conhecer as praias do Mucugê, Pitinga, Pescadores e a praia do Taípe.

Passe o dia no Eco Park de Arraial D’ajuda

Separe um dia da sua viagem para conhecer o Eco Park e aproveitar o dia com tranquilidade. O Eco Park foi considerado o 4º melhor do mundo.

o que fazer em porto seguro, eco park arraial dajuda
Eco Park Arraial D’ajuda – Foto Divulgação: site oficial Eco Park

Além disso, você pode aproveitar as piscinas de ondas, arvorismo, tirolesa, toboáguas, praça de alimentação, uma área verde enorme, e fundo para finalizar o seu passeio uma vista linda do mar.

Faça uma visita a Reserva Indígena da Jaqueira

Conheça a cultura indígena na Reserva da Jaqueira, onde é possível aprender sobre as tradições dos Pataxós, uma das etnias indígenas locais. Além disso, você pode comprar artesanato, apreciar as danças locais e ter a oportunidade de provar pratos típicos da aldeia. O que tornará sua experiência única.

Reserva Indígena da Jaqueira – Porto Seguro – Bahia – Brasil © Deja Por A

Faça um bate-volta até Caraíva

Caraíva é uma vila ribeirinha localizada na Costa do Descobrimento, no sul da Bahia. A vila preserva um estilo rústico e parado no tempo. A vila não possui luz elétrica na rua, apenas nas pousadas e restaurantes.

Praia do Satu – Caraíva – Bahia – Brasil © Deja Por Ai

Não é permitida a entrada de carros na vila. Então, seu percurso até a praia ou a sua pousada será feita a pé.

Apesar de ser um vilarejo, Caraíva vem se desenvolvendo bastante e caindo no gosto dos turistas. O que elevou bastante o preço das hospedagens, alimentação e passeios. O tempo em Caraíva parece passar mais devagar. Lá o sinal de internet 4G NÃO pega muito bem lá. No entanto, todos os restaurantes e pousadas oferecem wi-fi grátis.

Não pense você que Caraíva só tem pousadas e restaurantes simples. A vila já conta com hospedagens bem alto nível. Tudo vai depender do que você está disposto a pagar.

Eu particularmente achei um destino caro, comparando com a estrutura oferecida. É tipo um rústico gourmet. Mas vale a pena conhecer.

O que fazer a noite em Porto Seguro?

Porto Seguro possui uma noite bem agitada. Se você gosta de agito, inclua a Passarela do Álcool no seu roteiro. A passarela é um local com muitos restaurante e bares e foi recentemente revitalizada.

💡 Para viajar mais tranquila, não esqueça de CONTRATAR SEU SEGURO-VIAGEM. Fazendo sua cotação pelo nosso parceiro Seguros Promo você garante os melhores preços. Você pode pagar usando o cartão de crédito. Lembre-se, nunca se sabe quando vamos precisar de assistência médica durante uma viagem. Por isso, não deixe de contratar o seu. FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI.

Além disso, você pode também conhecer a Rua do Mucugê, em Arraial d’Ajuda. Nessa rua você encontra o Beco das Cores, um dos lugares mais agitados e procurados de Arraial D’ajuda. É um lugar de muita gente bonita. Se você curte um samba, um pagodinho e música ao vivo, esse é o lugar certo para você.

beco das cores arraial d'ajuda
Beco das cores – Arraial D’ajuda – Bahia – Brasil © Deja Por Ai

Os passeios mais procurados em Porto Seguro

Independentemente de suas preferências, Porto Seguro oferece uma variedade de opções para explorar sua beleza natural, rica história e cultura vibrante.

Onde se hospedar em Porto Seguro

Escolher sua hospedagem é a parte mais importante da sua viagem, porque ela vai influenciar bastante no seu deslocamento. Nesse sentido, busque um hotel ou pousada bem localizada, ou mais próximo dos pontos turísticos que você quer conhecer na cidade.

Atualmente, Porto Seguro oferece uma grande variedade de hotéis, pousadas e Hostel.

Aqui está lista dos hotéis mais procurados na região de Porto Seguro:

Qual o melhor bairro para se hospedar em Porto Seguro?

Centro Histórico

Se você busca imersão na rica história da cidade, o Centro Histórico é uma escolha excelente. Aqui, você estará próximo aos principais pontos turísticos, como o Marco do Descobrimento, a Igreja Nossa Senhora da Pena e a Passarela do Descobrimento, além de desfrutar de charmosas ruas de paralelepípedos e uma atmosfera cultural vibrante.

Taperapuã

Para quem procura agito e proximidade com as famosas praias de Porto Seguro, Taperapuã é uma excelente opção. É nessa região que se concentra a maioria das barracas de praia, clubes e eventos noturnos, tornando-a ideal para os amantes da vida noturna e das atividades à beira-mar.

Arraial D’Ajuda

Embora esteja localizada em uma cidade vizinha, arraial D’Ajuda é uma escolha popular para quem deseja uma atmosfera mais tranquila e charmosa. Com suas ruas de paralelepípedos, lojas encantadoras e praias tranquilas, é um local perfeito para quem busca tranquilidade.

O que separada Porto Seguro de Arraial D’ajuda é uma balsa de 5 minutos. Então, se você curtir uma cidade mais tranquila, e mais barata, eu sugiro que você fique em arraial.

Praia de Coroa Vermelha

Essa área é conhecida pela sua beleza natural e tranquilidade. A Praia de Coroa Vermelha é ideal para quem busca sossego e deseja ficar próximo às águas calmas do litoral sul de Porto Seguro. Além disso, é um local histórico onde os índios Pataxós celebraram a primeira missa no Brasil.

Praia de Mutá

Para uma experiência mais exclusiva, a Praia de Mutá oferece uma atmosfera mais tranquila e opções de hospedagem de luxo. É uma ótima escolha para quem deseja relaxar em praias mais isoladas e desfrutar de serviços exclusivos.

Praia de Curuípe

Se você procura uma mistura de tranquilidade e proximidade com o centro, a região da Praia de Curuípe pode ser uma excelente opção. Essa área oferece uma atmosfera mais relaxada, mas ainda assim está a uma curta distância das principais atrações da cidade.

Os melhores Resorts all inclusive em Porto Seguro

Independentemente do bairro escolhido, Porto Seguro tem opções de hospedagem para atender a diversos perfis de viajantes. Desde a movimentada Taperapuã até a histórica região do Centro, a cidade oferece uma gama diversificada de experiências, garantindo que os visitantes encontrem o local perfeito para aproveitar ao máximo sua estadia.

Agora se você é do tipo de viajante que gosta de um resort, vou deixar aqui uma lista dos melhores em Porto Seguro e Arraial D’ajuda, para facilitar sua pesquisa.

Quais as melhores praias de Porto Seguro?

Porto Seguro tem várias praias, cada uma com sua característica. As mais famosas são: Praia de Taperapuã, pois nela que fica localizada as famosas barracas do Tôa Tôa e Axé Moi. Se você gosta de animação, música e dança não deixe de conhecer.

Praia de Taperapuã – Porto Seguro – Bahia – Brasil © Deja Por Ai
  • Praia de Curuípe;
  • Praia de Itacimirim;
  • Praia de Mundaú;
  • Praia de Taperapuã;
  • Praia de Ponta Grande;
  • Praia do Mutá.

O que eu não posso deixar de conhecer em Porto Seguro?

Você já notou que tem muita coisa para fazer em Porto Seguro né? Então, eu sugiro que você faça um pouco de cada coisa. Que tal conhecer as praias do lado de Porto Seguro e as praias do lado de Arraial D’ajuda?

Você também pode tirar um dia para conhecer o Eco Park de Arraial D’ajuda para curtir a estrutura e as piscinas aquecidas.

Além disso, você também pode tirar um dia para conhecer a parte histórica de Arraial D’ajuda, conhecer a Igreja da Penha e o Mirante de Fitas.

Resumindo, não deixe de fora do seu roteiro:

  • Passarela do Descobrimento (mais conhecida como passarela do álcool)
  • Visitar a reserva da Junqueira
  • Conhecer a Praia de Taperapuã
  • Centro histórico de Porto Seguro
  • Fazer o passeio de Recife de Fora

Onde comer em Porto Seguro?

Se você gosta de uma boa comida e temperos da Bahia, vou deixar aqui algumas dicas de lugares para conhecer, durante a sua viagem.

O restaurante Toa, Toa, Recanto do Sossego, Restaurante Tia Nenzinha, Restaurante Esquina do Mundo, Restaurante Rabanete, Sorveteria do Coelhinho, A Torre – Doceria Portuguesa.

A passarela do descobrimento, também tem muitas opções de comidas e bebidas. Vale apenas dar uma conferida lá também nas opções.

O que levar para Porto Seguro?

  • Short
  • Camisetas
  • Biquíni/Maiô/Canga/Saída de
  • Toalha de secagem rápida
  • protetor solar
  • boné ou chapéu
  • Roupas leves
  • Chinelo
  • Óculos de sol
  • celular/máquina fotográfica
  • Itens de Higiene Pessoal

É seguro viajar para Porto Seguro?

Porto Seguro é um dos destinos da Bahia mais procurados pelos turistas. A cidade é bem-preparada para receber visitantes, o que torna a estadia bem mais tranquila. Eu fiquei mais de 15 dias entre Porto Seguro e Arraial D’ajuda trabalhando e passeando e me senti supersegura.

No entanto, o fato de ser uma cidade tranquila e segura não quer dizer que você deva descuidar da sua segurança. Ainda mais, quando se viaja sozinha.

Lembre-se que a sua segurança é responsabilidade sua. Logo, não se descuide, fique sempre atenta, e evite beber demais e andar sozinha tarde da noite por ruas escuras e desertas.

 E lembre-se, siga sempre seu coração, com certeza ele te levará ao aeroporto mais próximo ❤️✈️

💡 Este post pode conter links de afiliados. Você pode usar os links do blog DEJA POR AI para fazer as reservas da sua viagem. Assim você ajuda essa viajante a continuar compartilhando dicas sobre muitos destinos. Recebo uma pequena comissão por meio dessas vendas, e o melhor é que você não terá custos adicionais por isso! Agradeço seu apoio!

Marina Dejanira Freitas

Marina Dejanira Freitas

Olá, sou Marina, brasiliense, apaixonada por viagem, trilhas, cachoeiras e viciada em séries policiais. Aqui no blog eu compartilho dicas de viagem para te motivar e te ajudar a conhecer o mundo também! Aproveite as dicas e roteiros e se joga no mundo. Me segue lá no insta @dejaporai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress