10 motivos para você viajar sozinha

Apesar de viajar sozinha há algum tempo, as pessoas sempre me questionam sobre esse estilo de viagem. Eu confesso que ainda não me acostumei totalmente, cada viagem eu sinto um frio na barriga e sempre me surpreendo com os sentimentos aflorados e as experiências que cada viagem me proporciona.

Se você ainda não tomou coragem para fazer uma viagem como essa, eu vou te mostrar 10 motivos para te encorajar a viver essa experiência incrível.

1. Você aprender a tomar decisões e pensar rápido

Quando se viaja sozinha os nossos sentidos afloram bastante. Você aprende a tomar decisões sobre tudo e a resolver todos os problemas e perrengues de forma natural porque você vai estar sozinha. Você percebe que pode resolver qualquer coisa, que você é capaz.

Nascente do Rio Bom Jesus em Mimoso, Goiás

2. Você vai conhecer novos lugares, novas culturas

Viajar sozinha nos proporciona experiências incríveis em lugares espalhados pelo mundo. Quando começamos a viajar a vontade de conhecer novos lugares praticamente triplica. Ao conhecer novos lugares você conhece novas pessoas, como elas vivem e encaram a vida.

Salar do Uyuni – Bolívia © Deja Por Ai

Leia também

3. Conquistar sua independência

A melhor coisa que viajar sozinha pode te proporcionar é sua independência. Não depender de ninguém para viajar, conhecer novos lugares, novas culturas e até mesmo novas pessoas é ótimo. Quando você aprende a não depender de ninguém, sua vida fluiu e você percebe que pode fazer qualquer coisa e ir para onde você quiser. É um processo, e às vezes vai dar medo e é normal. O medo nos deixa mais atenta.

Cachoeira do Tororó – Brasília – Brasil © Deja Por Ai

Leia também

4. Você vai conhecer muitas pessoas e fazer amizades

Conhecer pessoas pode ensinar muito sobre você. As experiências, as vivências, a cultura, tudo isso vai influenciar na pessoa que você está se tornando. Eu conheci pessoas de vários lugares, e ouvi muitas histórias. Pelo caminho a vida vai te apresentando várias pessoas de vários lugares do mundo que podem se tornar seus amigos. O incrível disso tudo é que às vezes o universo te apresenta pessoas que tornam sua viagem mais feliz, mais fácil e mais divertida.

Mochilão pela América do Sul em 2019 – Chile © Deja Por Ai

Leia também

  1. Conheça o Free Walking Tour

5. Você aprende a confiar nos seus instintos

Quando estamos sozinhas aprendemos a ouvir mais nossos instintos. Sabe aquela voz que fala para você, melhor não ir por aí ou quando você olha para alguém o seu santo não bate com o dela? É o seu sexto sentido te falando para ficar mais esperta. Confie nele.

Brasília – Brasil © Deja Por Ai

Leia também

6. Você vai se conhecer melhor “Autoconhecimento”

Viajando sozinha você terá mais tempo para se conhecer melhor. Você vai enxergar suas preferências, seus gostos, vai se ouvir melhor. Vai fazer tudo que tiver vontade, no seu tempo. Sem precisar dar satisfação para pessoas ou se preocupar muito com elas.

São Miguel dos Milagres – Alagoas – Brasil © Deja Por Ai

Leia também

7. Liberdade para acordar e fazer o roteiro que quiser

Sem muita gente na sua viagem você terá mais liberdade para montar seu roteiro, controlar seu orçamento, e conhecer todos os lugares que você quiser ou não também. Você terá que focar nos detalhes como passagem, hospedagem, decidir quais passeios quer fazer e escolher a melhor época do ano para curtir sua viagem.

Praia Bela – João Pessoa – Brasil © Deja Por Ai

Leia também

8. Conexão com a cultura local

Você vai prestar mais atenção nos detalhes, nas paisagens, nos costumes. Quando viajamos sozinhas não nos preocupamos em agradar ninguém e focamos mais no que está a nossa volta.

Cajon del Maipo – Chile © Deja Por Ai

💡DICA DA VIAJANTE: Para viajar mais tranquila, não esqueça de contratar seu SEGURO-VIAGEM. Fazendo sua cotação pelo nosso parceiro Seguros Promo você garante os melhores preços. Você pode pagar usando o cartão de crédito. Lembre-se, nunca se sabe quando vamos precisar de assistência médica durante uma viagem. Por isso, não deixe de contratar o seu.

9. Encarar seus medos e inseguranças

Os medos e inseguranças sempre vão existir, mas quando se trata de viajar a gente sempre pensa como chegar na acomodação, como se comunicar, como fazer amizades. Muitas coisas passam pela nossa mente e é completamente natural.

As inseguranças sempre vão existir e nós precisamos lidar com elas. E é no dia-a-dia que aprendemos mais sobre essas inseguranças. Quando estamos sozinhas vamos vencendo esses medos a cada situação que temos que enfrentar. Quando o problema aparece focamos mais na solução porque ele precisa ser resolvido naquele momento.

Depois de resolver a sensação de dever cumprido é ótimo. E será assim com todos os perrengues e todas as situações que você vai enfrentar ao longo da sua viagem e até mesmo da vida.

Vale da Lua – Deserto do Atacama – Chile © Deja Por Ai

Leia também

10. Você vai aprender que você é sua melhor companhia

Tirar um tempo para você é algo que todo mundo deveria fazer. Viajando você aprende a se escutar, a fazer as coisas no seu tempo. Se permite a apreciar sua própria companhia e enxerga que ficar sozinha não é tão ruim quanto falam.

Praia de Pocitos – Montevidéu – Uruguai © Deja Por Ai

Muita gente confunde viajar sozinha com solidão, porém são duas coisas diferentes. A verdade é que você só fica sozinha se quiser. Você vai encontrar pelo caminho muitas pessoas na mesma situação que você. Esse é o momento de fazer novas amizades, se permitir conhecer novas pessoas, aprender novas coisas e ouvir muitas histórias. O mundo está cheio de pessoas legais de braços abertos para te receber.

Viajar sozinha vai mudar sua forma de ver a vida e as pessoas. Só vai mulher, vai ser incrível.

Outro ponto que a gente precisa aceitar e entender é que nem todo mundo gosta de viajar sozinha e ta tudo bem. O importante é viajar não é mesmo? Mas, se depois de todos esses motivos para viajar sozinha você quiser viver essa experiência, aqui no blog tem vários roteiros e dicas para te ajudar nessa jornada.

Avisos & Dicas extras

Reservando pelo link do blog DEJA POR AI você nos ajuda a ganhar uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

Se você quiser ajuda para procurar sua viagem perfeita me fala aqui nos comentários que eu te ajudo.

E lembre-se, siga sempre seu coração, com certeza ele te levará ao aeroporto mais próximo 😘

Marina Dejanira Freitas

Marina Dejanira Freitas

Olá, sou Marina, brasiliense, apaixonada por viagem, trilhas, cachoeiras e viciada em séries policiais. Aqui no blog eu compartilho dicas de viagem para te motivar e te ajudar a conhecer o mundo também! Aproveite as dicas e roteiros e se joga no mundo. Me segue lá no insta @dejaporai

2 comentários “10 motivos para você viajar sozinha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress