Voluntariado: Aprenda a viajar gastando pouco

Graças ao voluntariado, é possível economizar (e muito!) com estadia em diversos lugares no Brasil e no mundo. Mas afinal, o que é voluntariado? Como funciona? Fique tranquilo, neste post vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Basicamente, o voluntariado consiste em trocar suas habilidades por hospedagem. Mas vai muito além da economia! Vivendo essa experiência você pode conhecer pessoas de diferentes partes do mundo, praticar diversos idiomas e mergulhar na cultura local.

Veja a seguir como funciona o voluntariado, quais habilidades você pode trocar por hospedagem, onde fazer, dicas para garantir sua primeira vaga e muito mais!

O que é voluntariado?

O voluntariado é uma forma de contribuição social em que indivíduos dedicam seu tempo e habilidades para auxiliar em projetos ou atividades sem a expectativa de receber remuneração financeira em troca. 

Em contrapartida, o local onde você vai desempenhar as funções oferece hospedagem e, dependendo da vaga, outros benefícios interessantes, como refeições, passeios, entre outros.

O que é a Worldpackers e como funciona?

A principal forma de realizar um voluntariado atualmente é utilizando a plataforma do Worldpackers. Essa plataforma conecta viajantes dispostos a oferecer trabalho voluntário a anfitriões que proporcionam hospedagem em troca.

Ao criar um perfil na Worldpackers, você terá acesso a todas as oportunidades de voluntariado disponíveis em mais de 170 países.

O site disponibiliza uma lista de anfitriões de diversas partes do mundo que oferecem oportunidades de trabalho e voluntariado em variados estilos. 

Na maioria das vagas, geralmente você desempenha as suas atividades por 3 a 6 horas por dia e tem uma ou duas folgas por semana. Na própria plataforma terá descrito tudo que será realizado, qual a quantidade de horas e folgas e o que o viajante receberá em troca.

💡 Economize ao máximo ao alugar seu carro fazendo sua reserva com a Rentcars Como parceira do blog, a empresa trabalha com as melhores locadoras do mundo, oferecendo parcelamento, condições exclusivas e até garantia do melhor preço. RESERVE AQUI

Quais tipos de voluntariado?

Existem os mais variados tipos de trabalhos que você pode trocar por acomodação na plataforma da Worldpackers, e a boa notícia é que muitos deles não exigem habilidades ou conhecimentos específicos. Confira a seguir alguns desses trabalhos.

Como fazer voluntariado

Receber e ajudar hóspedes

Muitas hospedagens buscam voluntários para auxiliar em diferentes turnos na recepção e administração. 

Algumas tarefas a serem desempenhadas são: fazer check-in e check-out, atender telefonemas, gerenciar reservas online, manter o ambiente organizado e estar disponível para ajudar hóspedes com eventuais problemas.

Ajuda na limpeza e tarefas domésticas

Manter a limpeza em dia é fundamental, especialmente quando há uma grande circulação de pessoas. Por isso, os anfitriões da Worldpackers procuram voluntários para auxiliar na limpeza geral da hospedagem e em tarefas como trocar lençóis, lavar a louça, tirar o lixo e manter tudo arrumado.

Bartender e ajudante de cozinha

Essas vagas são basicamente para ajudar na preparação do café da manhã ou, no caso do local ter um bar/restaurante, preparar drinks e refeições.

Consertos gerais, pintura e decoração

Trabalhos como pintura de paredes, conserto de lustres, lixamento de portas e manutenção geral são amplamente buscados na plataforma.

Organizar eventos e atuar como guia local

Alguns hostels incentivam a interação entre hóspedes e a equipe, e para isso, contam com voluntários responsáveis por animar o ambiente e levar todos para atividades e festas. 

Além disso, muitos hostels organizam passeios, e os guias, muitas vezes, são voluntários. Essa habilidade é perfeita para quem gosta de interagir com pessoas.

Ensinar idiomas e esportes

Alguns hostels oferecem aulas de surf, yoga e outros esportes, enquanto projetos sociais buscam voluntários para ensinar idiomas, como inglês, para pessoas de diferentes partes do mundo.

Mídias sociais, fotografia e produção de vídeo

Com a importância das redes sociais, muitos anfitriões procuram voluntários para ajudar na criação de conteúdo visual. Se você possui habilidades em mídias sociais, fotografia e produção de vídeo, também pode viajar trocando essas competências.

Ajuda em cultivos, colheitas e manejo

Para quem busca uma experiência imersiva na natureza ou deseja vivenciar a vida no campo, há fazendas orgânicas e projetos ecológicos que buscam voluntários para auxiliar em tarefas como cultivos, colheitas e manejo.

Essas são apenas algumas das principais habilidades que os anfitriões da Worldpackers valorizam em seus voluntários, mas há diversas outras opções, como desenvolver websites, melhorias em sites, SEO, cuidar de animais, entre outros.

💡 A melhor forma de levar dinheiro para o exterior atualmente é usando um cartão de débito internacional. Eu indico a WISE. Com esse cartão de débito internacional você pode converter o dinheiro da sua conta de um moeda para outra na mesma hora sem precisar pagar taxas absurdas. PEÇA SEU CARTÃO AQUI

Onde fazer trabalho voluntário?

A plataforma Worldpackers oferece oportunidades em praticamente todos os estados do Brasil e em mais de 100 países ao redor do mundo.

As oportunidades de trabalho voluntário podem ser encontradas em uma variedade de lugares. Veja a seguir onde você pode fazer trabalho voluntário na Worldpackers. 

  • Hostel, pousada, homestay, camping e pousadas: Essas são as principais categorias do Worldpackers e com a maior quantidade de vagas atualmente.
  • Escolas: Você também pode ajudar a ensinar em escolas ao redor do mundo. Não é necessário ser professor para isso. Muitas vezes, você estará auxiliando no ensino de inglês em comunidades carentes, na educação de crianças em fase de alfabetização ou simplesmente brincando com elas.
  • ONGs e comunidades: Trabalhar em uma ONG segue basicamente o mesmo princípio das escolas. Em muitos locais, você ajudará na educação, mas também em tarefas cotidianas como limpeza, organização, fotografia e administração dos espaços.
  • Permacultura: Nestes locais você poderá contribuir com construções sustentáveis, plantação de vegetais, etc.
  • Sítios, fazendas e ecovilas: Aqui sua ajuda será necessária em projetos ecológicos, como cuidado com os animais, plantio e colheita, de construção, entre outros.

Como conseguir um voluntariado?

Para começar, é necessário criar um perfil na plataforma do Worldpackers. Nele, você compartilha um pouco sobre si, suas habilidades, os idiomas que fala e o que gostaria de aprender. 

Uma vez que o perfil está criado, é hora de buscar oportunidades de acordo com seus interesses. Você pode filtrar por cidades desejadas, habilidades, horas de trabalho por dia/semana, tipo de acomodação, entre outros critérios. 

Tanto a criação do perfil, quanto o acesso às vagas é gratuito. No entanto, para se candidatar a uma oportunidade de voluntariado na Worldpackers, é necessário ser um membro verificado, o que tem um custo anual de USD 49. Tenho um desconto de $10% para vocês! Basta usar o cupom DEJAPORAI na sua assinatura. 

Conforme fizer suas pesquisas, notará que alguns anfitriões aceitam voluntários por um período mínimo de 2 semanas, enquanto outros podem requerer mais tempo, como 3 ou 4 semanas. Se atente a isso!

Assim que encontrar as vagas que lhe interessam, você envia uma mensagem para o anfitrião, que a receberá por meio da plataforma.

Como criar um perfil atrativo na Worldpackers

Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar a deixar o seu perfil do Worldpackers mais atrativo e aumentar as suas chances de conseguir uma vaga de voluntariado.

  • Escolha uma foto de perfil adequada: Opte preferencialmente por uma foto de rosto, sem formalidades, pode ser descontraída. Fotos em pontos turísticos são uma boa opção.
  • Compartilhe seus objetivos com o voluntariado: Conte um pouco sobre você e explique por que deseja fazer voluntariado. 
  • Destaque suas habilidades: Mencione as coisas que você faz bem e que podem ser úteis durante a hospedagem. Por exemplo, se você tem habilidades culinárias, é ativo nas redes sociais, fala um segundo idioma, é organizado e proativo, ou possui talento em limpeza, inclua essas informações no seu perfil!
  • Seja autêntico: Nunca use textos genéricos copiados e colados.

Preciso falar outra língua?

Não necessariamente. Muitas vagas de voluntariado – principalmente no Brasil – não exigem fluência em inglês ou qualquer outro idioma. Além disso, você pode usar a experiência para aprender uma nova língua.

No entanto, para dar aulas de inglês ou trabalhar na recepção de uma hospedagem em um país de língua estrangeira, por exemplo, falar a língua local será importante. Mas não se preocupe, tudo estará descrito nos requisitos específicos da vaga. 

💡 Para viajar mais tranquila, não esqueça de CONTRATAR SEU SEGURO-VIAGEM. Fazendo sua cotação pelo nosso parceiro Seguros Promo você garante os melhores preços. Você pode pagar usando o cartão de crédito. Lembre-se, nunca se sabe quando vamos precisar de assistência médica durante uma viagem. Por isso, não deixe de contratar o seu. FAÇA SUA COTAÇÃO AQUI.

Quais benefícios podem ser oferecidos além da hospedagem?

Além da hospedagem, muitos anfitriões também oferecem:

  • Alimentação: Em muitos casos, os anfitriões também oferecem café da manhã e outras refeições.
  • Outras comodidades: além da hospedagem, alguns oferecem acesso à lavanderia, cozinha, transporte na chegada e até mesmo bicicletas.
  • Atividades e passeios: dependendo da vaga, também são oferecidos passeios e atividades.
  • Entrada em eventos: os voluntários também podem ter acesso a eventos ou festivais locais.
  • Descontos e aulas: alguns anfitriões oferecem descontos em atrações turísticas e até mesmo aulas em diversas áreas, como idiomas, surfe, dança, culinária, entre outras.

Lembre-se de que os benefícios oferecidos podem variar de acordo com o anfitrião. Antes de se candidatar a uma vaga, é importante verificar quais benefícios estão incluídos.

Preciso me aplicar a uma vaga com antecedência?

Recomenda-se, em média, que as candidaturas sejam feitas com pelo menos um mês de antecedência. 

No entanto, o ideal seria ter um prazo de 2 meses, e em destinos concorridos ou em alta temporada, aplicar com 3 ou 4 meses de antecedência. É altamente aconselhável aplicar para várias oportunidades ao mesmo tempo. Colocar todas as suas expectativas em apenas um anfitrião pode ser arriscado.

Uma dica extra: se a data da sua viagem está próxima ou se você quer aproveitar vagas de última hora, use o filtro de vagas “última hora” e escolha na lista os projetos com status “Precisa de Alguém Agora!” e “Maior Chance de Aprovação”.

💡 A melhor forma de se manter conectado quando viajar para o exterior é usando a Holafly. A Holafly é um chip virtual internacional. Com ele você pode conectar-se à Internet em suas viagens e evitar tarifas excessivas de roaming de dados. CONTRATE SEU CHIP AQUI

Quanto custa a assinatura da Worldpackers e quais os planos disponíveis?

Existem alguns planos disponíveis na Worldpackers que você pode assinar. Veja a seguir quais são eles e descubra qual se encaixa melhor no seu perfil. 

Planos individuais

  • Trips solo (49 dólares): esse é o pacote básico e tem um seguro de até 49 dólares em caso de emergência caso a experiência com anfitrião não saia como combinado.
  • Pack solo (99 dólares): nesse o seguro é de até 199 dólares e você tem acesso a aulas sobre voluntariado e descontos exclusivos.
  • Pack Plus Solo (129 dólares): seguro de até 399 dólares e todos os benefícios do pack solo.

Planos para duplas

  • Trips casais/amigos (59 dólares): nesse plano você pode voluntariar em dupla e o seguro é de até 49 dólares.
  • Pack casais/amigos (119 dólares): seguro de até 199 dólares e você e sua dupla têm acesso a aulas sobre voluntariado e descontos exclusivos.
  • Pack casais/amigos plus (149 dólares): seguro de até 399 dólares e todos os benefícios do pack casais/amigos.

Qualquer um desses planos você pode adquirir com US$10 de desconto usando o cupom DEJAPORAI. Todos são válidos por 1 ano.

Optar por um dos planos da Worldpackers traz diversas vantagens que vão garantir mais segurança durante o seu primeiro voluntariado, tais como:

  • Suporte antes, durante e após a viagem;
  • Seguro Worldpackers;
  • Anfitriões verificados e em conformidade com as regras da plataforma;
  • Possibilidade de conversar com outros viajantes que já realizaram voluntários no local de seu interesse;
  • Acesso a cursos que irão aprimorar sua compreensão sobre o universo do voluntariado. Além disso, aprender uma nova língua ou uma nova profissão.

Afinal, vale a pena fazer voluntariado?

Com certeza! Se você sonha em viajar, mas está com o orçamento apertado, o Worldpackers é uma ótima plataforma para te auxiliar nisso. 

Além de ser acessível, considerando tudo o que proporciona, ela te proporciona um universo de oportunidades para viajar, economizar, explorar novas culturas e viver experiências únicas.

Se você tiver alguma dúvida sobre voluntariado que eu não tenha abordado aqui, por favor, deixe nos comentários!

E lembre-se, siga sempre seu coração, com certeza ele te levará ao aeroporto mais próximo ❤️✈️

💡 Este post pode conter links de afiliados. Você pode usar os links do blog DEJA POR AI para fazer as reservas da sua viagem. Assim você ajuda essa viajante a continuar compartilhando dicas sobre muitos destinos. Recebo uma pequena comissão por meio dessas vendas, e o melhor é que você não terá custos adicionais por isso! Agradeço seu apoio!
Marina Dejanira Freitas

Marina Dejanira Freitas

Olá, sou Marina, brasiliense, apaixonada por viagem, trilhas, cachoeiras e viciada em séries policiais. Aqui no blog eu compartilho dicas de viagem para te motivar e te ajudar a conhecer o mundo também! Aproveite as dicas e roteiros e se joga no mundo. Me segue lá no insta @dejaporai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress